Jogo da potenciação e Radiciação – 6º ano

09/04/2025

No universo da matemática, aprender pode ser também divertido. Pensando nisso, os alunos do 6º ano participaram de uma atividade lúdica (metodologia ativa: gamificação) utilizando cartas de um baralho adaptado, especialmente elaborado para trabalhar dois conceitos matemáticos: potenciação e radiciação.

A potenciação é uma maneira de representar multiplicações sucessivas de um mesmo número. Por exemplo: 4² = 4 . 4 , cujo resultado é 16. Já a radiciação é a operação inversa: descobrir qual número, multiplicado por ele mesmo, resulta em determinado valor. Assim, a raiz quadrada de 16 é 4, pois, 4² = 16.

Por meio do jogo, os alunos foram desafiados a associar e reconhecer cálculos como 2³, ou 5² aos seus respectivos resultados. O formato de jogo estimulou o raciocínio lógico, a atenção, a estratégia e a troca de ideias entre os colegas, promovendo um ambiente de cooperação e aprendizado ativo.

Mais do que memorizar regras e fórmulas, a proposta da atividade foi favorecer a compreensão dos significados por trás dos cálculos, utilizando uma estratégia lúdica que desperta o interesse dos estudantes e torna a matemática mais próxima do cotidiano escolar.

Aprender jogando é uma forma poderosa de consolidar saberes e construir uma relação mais positiva com os conteúdos. E, como nossos alunos mostraram, quando o aprendizado é leve, o conhecimento vai mais longe!

Ellen Roberta Bosso, professora de Matemática