Explorando as mudanças de estado físico da água: uma abordagem interdisciplinar

08/04/2025

Os alunos do 4º ano vivenciaram uma experiência científica enriquecedora sobre as mudanças de estado físico da água. De maneira fluida, os componentes curriculares de Língua Inglesa e Ciências Naturais foram integrados, tornando o aprendizado mais significativo e envolvente.

Durante o experimento, as crianças tiveram a oportunidade de investigar, de forma prática, como a água se transforma ao ser aquecida ou resfriada, utilizando materiais como gelo, água, plástico filme e bacias. O experimento foi realizado em duas etapas: inicialmente, um béquer com água foi colocado em um recipiente com água quente e, posteriormente, em um recipiente com água gelada. Ao longo da atividade, os alunos puderam observar de perto os fenômenos da evaporação, condensação e congelamento.

Enquanto exploravam os conceitos científicos, os alunos também praticaram o conteúdo aprendido nas aulas de Língua Inglesa, tornando o momento ainda mais interativo.

Essa abordagem interdisciplinar não só estimulou o interesse pela ciência, mas também promoveu uma vivência ativa no aprendizado de uma segunda língua. A experiência demonstrou que, quando o ensino é prático e envolvente, o aprendizado se torna muito mais eficaz e prazeroso.

Professoras do 4º ano