Arquitetura e Urbanismo 2ª série

10/04/2025

Durante as aulas da disciplina eletiva: Arquitetura e Urbanismo, os alunos da 2ª série realizaram uma sequência de quatro dinâmicas que envolveram a prática do desenho. Cada uma delas exigiu habilidades específicas para que fossem realizadas.

A primeira foi um desenho de observação a partir de objetos posicionados ao centro sala de aula. Esta proposta foi individual e gerou certo desconforto em alguns alunos, que se sentiram inseguros por acharem que "não sabiam desenhar".

Num segundo momento, em pequenos grupos, foi solicitado que eles escolhessem um espaço do pátio do colégio para fotografar e, em seguida, desenhar destacando o corpo no meio. Nesta proposta, o desconforto foi menos enfatizado, pois, puderam escolher qual colega do grupo desenharia.

A terceira proposta foi desenhar a partir dos sentidos: paladar e olfato. Um elemento surpresa (bala) foi distribuído e, sem olhar, cada aluno precisou desenhar o formato e inserir outras informações solicitadas.

A quarta dinâmica foi realizada em duplas, onde um integrante de posse do Chromebook e de imagens selecionadas pela professora, descrevia o objeto a ser desenhado e o outro fazia os traços com base na descrição recebida.

Com essa sequencia de atividades, foi possível trabalhar a relação entre o desenho, o corpo, a memória e a imaginação, desconstruindo os preconceitos estéticos dos alunos.

Andrea G. P. Amorim, professora de Arquitetura e Urbanismo